Fomento e profissionalização da cena independente da música foram as forças motrizes que fizeram nascer em Cuiabá (MT) a primeira edição do Grito Rock, em 2003, quando o Espaço Cubo escolheu o período de Carnaval para a realização de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão. Em 2004, deu-se intercâmbio em nível regional. Nos anos seguintes, o delineamento programático evidenciou-se ainda mais com a intensificação do intercâmbio e interiorização das ações.
Em 2007 e 2008, o evento é adotado como um dos projetos do Circuito Fora do Eixo. Na ocasião mais cidades entram na gestão. No primeiro ano, foram mais de 20 cidades integradas a rede do projeto; em 2008 o número saltou para 50. Em 2009, o Grito Rock atinge a marca de mais de 60 cidades e, em 2010, 80 pontos fizeram parte dessa rede.
Campanhas Grito:
Buscando a integração cada vez maior entre os seus diversos produtores, a gestão do Grito Rock propõe algumas ferramentas para facilitar a comunicação através de uma equipe de orientação e acompanhamento das produções conectadas. As campanhas foram desenvolvidas com base na experiência acumulada nas ações laboratoriais do Circuito Fora Do Eixo.
- Grito.DOC – se uma imagem diz mais que mil palavras, imagine um documentário colaborativo que capture um pedaço de cada edição do Grito Rock? O Clube de Cinema realiza a experiência pela segunda vez, convocando mais participantes para essa ação.
- Grito Encena – buscando integrar as cadeias produtivas da música e das artes cênicas, o Palco Fora do Eixo promove campanha de interação estética entre as duas linguagens.
- Grito Ambiental – ação inédita promove o mapeamento da ações ecológicas praticadas por cada evento, bem como iniciativas de comunicação e um plantio de árvores em diversas regiões do Brasil para neutralizar as emissões de carbono do Grito.
- Divulgue seu Grito Identidade Visual – com o objetivo de padronizar a aplicação da marca do evento e também de sugerir aplicações aos produtores, o kit é oferecido pelo Design FdE.
- Compacto.TEC Grito Rock – para facilitar a organização e a divisão de tarefas da produção, e coletar importantes dados para relatorização de cada evento, o Fora do Eixo Card desenvolveu a tecnologia do uso de planilhas.
- Divulgue seu Grito Divulgação Nacional – serviço prestado pela Assessoria FdE que propaga as informações do festival integrado para a imprensa brasileira.
- Hospedagem Solidária – alternativa para potencializar o orçamento dos eventos, a campanha de Hospedagem Solidária também propicia a troca de experiências entre artistas, produtores e público.
- Sonorize seu grito – o Tecnoarte FdE elabora cartilhas, tutorias e outros manuais para colaborar com o aperfeiçoamento técnico de palco, som e luz nos GR de cada cidade.
- Transmita seu grito + bootleg – gravar o áudio de uma noite de shows pode ser um desafio, mas com a ajuda da Webrádio FdE os produtores aprendem não só a registrar como também a transmitir ao vivo os seus eventos.
* Todas as campanhas possuem o selo da Universidade FdE, frente de formação e aprimoramento das tecnologias sociais e de produção cultural do Circuito Fora do Eixo.
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